

Dacia é líder de vendas a clientes particulares no 1º semestre de 2023
A Dacia alcançou um sucesso notável no primeiro semestre de 2023, com um impressionante crescimento de vendas de 24,2% face ao mesmo período de 2022. Com um total de 345.432 veículos (particulares e comerciais), a marca romena entra no Top 4 das marcas automóveis mais vendidas em Portugal!
“A história de sucesso da Dacia continua, com o volume global de vendas a aumentar 24%”, afirma Xavier Martinet, Vice-Presidente Sénior de Marketing e Vendas da Dacia. “É a primeira vez na sua história que a Dacia alcança o segundo lugar no ranking europeu de vendas a clientes particulares. Este facto demonstra que a nossa estratégia corresponde às necessidades dos cliente”, acrescenta.
O primeiro semestre de 2023 foi um período de crescimento e novas oportunidades para a Dacia. Com uma abordagem inovadora e um compromisso com a aventura, a marca continua a atrair a atenção dos consumidores e a solidificar sua posição como uma força relevante no setor automóvel. Continue a ler e descubra tudo!
4 estrelas de vendas: Sandero, Duster, Jogger e Spring
Foram quatro os modelos da marca que registaram um crescimento de vendas notável no 1º semestre de 2023: Sandero, Duster, Jogger e Spring.
O Dacia Sandero, graças ao aumento de 24% em relação ao período homólogo, chegou à marca dos 138.978 exemplares, tornando-se o modelo mais vendido na Europa, a particulares, desde 2017.
O Dacia Duster, cujas vendas cresceram 13% em comparação ao primeiro semestre de 2022, atingiu as 111.891 unidades vendidas. O Duster manteve-se firme no pódio das vendas de SUV para clientes particulares na Europa, continuando a ser um modelo popular entre os consumidores.
O crescimento de vendas do Jogger foi, também, impressionante. O modelo contou com mais 50.569 exemplares entregues (+130%), totalizando 100.000 unidades vendidas desde o seu lançamento.
Já o elétrico Dacia Spring que cresceu 38% em vendas, com um total de 27.438 unidades, refletindo o interesse crescente dos consumidores por veículos eletrificados.
Líder de vendas em Portugal e um sucesso na Europa
Não há dúvidas de que, em Portugal, a Dacia teve um desempenho notável no primeiro semestre de 2023. A marca romena registou um aumento de 72% nas vendas em relação ao período homólogo, com um total de 7.725 unidades vendidas. Desta forma, conquistou 17% da quota do mercado, tornando-se líder de vendas a clientes particulares e entrou no Top 4 das marcas mais vendidas no nosso país!
Os modelos Sandero e Duster foram os modelos mais populares entre os portugueses, com quotas de mercado de 8% e 5%, respetivamente. Quanto ao Dacia Spring, este foi o carro elétrico mais vendido para clientes particulares e liderou o segmento A, com uma quota de mercado de 20%.
No entanto, o sucesso da Dacia não se limitou apenas ao mercado nacional! A marca também registou um desempenho muito positivo em grandes mercados europeus, com um aumento de 29,5% nas vendas de veículos de passageiros (VP) na França, Itália, Alemanha, Espanha e Roménia.
Aventura e vida ao ar-livre no coração da estratégia Dacia
Durante o primeiro semestre de 2023, a Dacia manteve sua estratégia, fortalecendo as vendas dos seus quatro principais modelos. Além disso, tem vindo a posicionar-se como uma marca que valoriza a vida ao ar livre.
Este ano, a Dacia introduziu o novo nível de equipamento Extreme, criado a pensar nos amantes de aventura. Em apenas alguns meses, registou mais de 45.000 encomendas.
Recentemente, a marca anunciou os seus planos para competir no prestigioso Campeonato do Mundo de Rally-Raid, com protótipos movidos a combustível sintético fornecido pela Aramco, com o Rali Dakar em 2025 a ser o ponto alto das suas ambições desportivas.
Por fim, a Dacia está a tornar-se o parceiro principal do UTMB® World Series e do Dacia UTMB® Mont-Blanc!